SUPORTES VISUAIS
Muitas crianças com TEA têm fortes habilidades visuais, e os suportes visuais podem ajudar a melhorar sua aprendizagem. Suportes visuais, estratégias visuais e dicas visuais são nomes dados às ferramentas que apresentam informações por meio de símbolos, fotografias, palavras escritas e objetos.
Abordagens, nesse sentido, são bem interessantes, não somente para as crianças autistas, pois os suportes visuais auxiliam as crianças com atraso de desenvolvimento ou crianças que estão aprendendo outro idioma, como a língua inglesa trabalhada em nossa escola.
SEQUÊNCIA NUMÉRICA
Como os suportes visuais podem ajudar os alunos com TEA?
1 - Eles aprendem a encontrar maneiras eficazes de se comunicar usando recursos visuais em vez de informações auditivas;
2 - Por se tratar de crianças que são aprendizes visuais, Os suportes visuais expandem a capacidade de interagir com o ambiente ao seu redor;
3 - Eles desenvolvem um senso de autonomia, permitindo a possibilidade de escolhas e expressem necessidades. Eles também ajudam as crianças a compreender os ritmos diários e a contribuir para suas atividades;
4 - Favorecem ampliando as linhas de comunicação da criança com TEA. Elas podem aprender a expressar seus desejos, ideias, personalidades e desejos de uma forma mais ampla.
Como usar suportes visuais de forma eficaz?
· Seja criativo, coloque os recursos visuais onde forem necessários;
· Use suportes visuais para rotular;
· Use para mostrar programações e ordem de eventos criando linhas de rotina;
· Use suportes visuais adequados à idade. Certifique-se de que os recursos visuais estejam no mesmo nível das habilidades cognitivas da criança e sejam adequados à idade;
· Ensine sempre, não se canse de repetir. É importante perceber que os suportes visuais são utilizados para ajudar as crianças com TEA a compreender o que está acontecendo em suas vidas, com reforços para sua memória e organização de seus pensamentos.
(Fonte: https://institutoneurosaber.com)
É uma lista formada por números que possui uma ordem, geralmente, bem definida. Uma sequência contém o que conhecemos como lei de formação, ou lei de recorrência, o que nos permite encontrar os próximos termos do seguimento. Para os alunos com autismo, este trabalho pode ser interessante para auxiliar as crianças a melhorar a capacidade de concentração e coordenação motora, visto que o desenho é uma ferramenta necessária no desenvolvimento intelectual das nossas crianças, refletindo automaticamente no rendimento escolar. Eles aprenderão a identificar e respeitar as características de ordenação dos elementos envolvidos, no caso as partes, além podem adquirir seu estilo próprio no campo das artes. A inserção destes trabalhos leva aos alunos de arte de forma facilitadora em função da boa memória visual que é pertinente as crianças autistas.
Não esqueça, incentive-o a colorir a figura, trabalhe o recorte e a colagem de sobreposição. Não se esqueça, considere, acima de tudo, a capacidade cognitiva de seu aluno.
De acordo com seu nível, adapte as sequências numéricas, por exemplo: 2 em 2; 3 em 3 e assim sucessivamente.
Em determinadas situações, quebra-cabeças com as figuras divididas também são alternativas interessantes para a estimulação do aluno. Veja os exemplos:
Ou modelos desta forma. Aproveite as molduras e cole as figuras, de acordo com a capacidade cognitiva de seu aluno. Aproveite a ideia.
(Fonte:https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com)
(Fonte:https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com)
(Fonte:https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com)
(Fonte:https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com)
Desenhar, cortar, colar, pintar devem ser atividades constantes no desenvolvimento da criança e, no caso de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), devem ser mais importante ainda para auxilia nas habilidades que, geralmente, essas crianças possuem.
Trabalhos nesse sentido, mais que rabiscos ou recortes, estimulam a imaginação, a comunicação verbal ou não verbal da criança, ajudam na conexão com o mundo, com as outras pessoas, estimulam sua capacidade sensorial, através de sons, luzes, cheiros, texturas, formas. Essa multiplicidade de fazeres costuma ser desafiadora para as crianças autistas.
PINTURA E RECORTES
PINTAR
E RELACIONAR IMAGENS
PINTURA
E LIGAÇÃO
IMAGEM
E SOMBRA
IMAGENS
RELACIONADAS
No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Instituído pela ONU em 2008, a data mostra para a sociedade que a doença existe e precisa ser tratada. Para se ter uma ideia, apenas em 1993 o autismo foi catalogado como uma doença pela Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde (CID-OMS). Visto seu histórico, ainda há uma grande luta para se fazer conhecida a doença.
AUTISMO OU TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
O autismo pode ser classificado como uma doença única e seu nome técnico é Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), cuja característica é o déficit de comunicação social e comportamental. Por isso não existem tipos de autismo, mas subtipos, que são manifestados de maneira única em cada pessoa portadora da doença. É uma patologia que exige cuidados e acompanhamento psicológico.
Esta
frase é algo para se guardar no coração dos profissionais que trabalham com
crianças autistas.
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