CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Consciência fonológica é a capacidade de perceber os sons da fala e manipulá-los. Assim é possível compreender que a linguagem oral é formada por várias estruturas fonéticas, que são as palavras, as sílabas e, por fim, os fonemas. Trata-se da habilidade necessária e de um elemento facilitador à aprendizagem da leitura e da escrita. Ela aperfeiçoa o processo de alfabetização, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades metalinguísticas.Portanto, todo o trabalho desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas enriquece a consciência fonológica.
Desta forma, a consciência fonológica associada ao conhecimento das regras de correspondência entre grafemas e fonemas permite à criança uma aquisição da escrita com maior facilidade, uma vez que possibilita a generalização e memorização destas relações (som-letra).
Como podemos trabalhar a consciência fonológica em sala de aula?
1- Leitura livros de rima é uma maneira maravilhosa de desenvolver a consciência fonológica.
2- Usar blocos para criar palavras e desmontá-las, Exemplo: quebra-cabeça de palavras, com figuras; recorte e colagem de sílabas, etc.
3- Brincar com sons: a criança se senta no meio de uma roda com os olhos vendados. Então, um participante se levanta, para em um lugar qualquer e imitar o som de um animal em voz alta. Em seguida, a criança com olhos vendados deve apontar com o dedo de onde veio a voz, etc;
4- Montar coletivamente a letra de uma música ou poema (cada criança terá 1 palavra para colocar na ordem certa).
5- Cantar canções e pedir às crianças que inventem palavras que rimam ou que comecem com o mesmo som, ajuda a memorizar as letras e favorece o aprendizado dos sons das palavras.
6- Modificar músicas infantis conhecidas, adaptando-as a sua rotina de atividades.
7- Pegue um jogo de tabuleiro que use dados e substitua-os por cartões com figuras. Para se movimentar pelo tabuleiro, cada jogador precisa olhar para uma figura – de um elefante, por exemplo – e dividir essa palavra em sílabas: a-be-lha. Para palavras com três sons, o jogador move três espaços; quatro sons, quatro espaços e assim por diante.
8- Utilizar a lousa digital. Existem jogos de consciência fonológica em aplicativos e sites.
Exemplo:
Como sugestão, digo que o professor deve incluir atividades de consciência fonológica nas rotinas diárias de seus alunos, usando brincadeiras da tradição oral e as situações lúdicas. Desde a chamada, passando pela organização da saída para o intervalo, no final da aula, enfim!
O professor deve observar atentamente pois algumas crianças não gostam desse tipo de atividade, pois esse comportamento pode demonstrar sinais precoces de problemas de leitura.
Aprender a ler não é um processo tão simples, nem natural, a criança não consegue realiza-lo sozinha. É preciso intervenção didática sistematizada com auxílio, paciência e criatividade do professor.
(Fonte: https://www.papodaprofessoradenise.com.br/)
Aqui ficam algumas sugestões. Adapte às suas necessidades de sala. Bom trabalho!
DADO
DAS BOQUINHAS
COMO JOGAR:
EM DUPLAS, O JOGADOR JOGA O DADO, ENTÃO IMITA E DIZ A LETRA DA BOQUINHA SORTEADA, DEPOIS FALA UMA PALAVRA COM A BOQUINHA SORTEADA E PASSA A VEZ.
Excelente material. Parabéns pela dedicação.
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