O relatório escolar, como instrumento de avaliação, é importante por demonstrar quais são os pontos positivos e negativos observados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Com ele, as famílias têm mais detalhes sobre o processo de ensino e aprendizagem do filho e podem até conhecer melhor como é o comportamento da criança fora do ambiente familiar. É muito corriqueiro ouvirmos esta frase: “Mas, em casa ele não é assim!”, nesse sentido o documento auxilia a compreensão do estágio de desenvolvimento da criança mais claro. O relatório escolar usa os resultados das avaliações de aprendizagem realizadas ao longo do bimestre, semestre ou ano letivo e faz registros do comportamento do aluno no ambiente escolar.
Como escrever um relatório escolar?
Para se escrever um bom relatório escolar devemos registrar os resultados obtidos durante o período determinado, as observações das avaliações de aprendizagem feitas neste período, a observação dos professores, o relacionamento com os colegas e, até mesmo, com a equipe escolar como um todo.
Como iniciar um relatório escolar?
Na tentativa de auxiliar a elaboração de um bom relatório escolar, especialmente sobre como iniciá-lo, estamos apresentando sugestões e, ao final, um modelo que pode servir de referência para seu desenvolvimento. Vamos lembrar que o documento normalmente é dividido em dois eixos: o eixo da aprendizagem e o eixo comportamental.
O que colocar no eixo da aprendizagem no relatório pedagógico:
· Leitura: capacidade que o estudante tem para ler e interpretar textos.
· Escrita: qualidade da escrita, grafia e disposição para escrever.
· Matemática: capacidade de identificar os números, operações matemáticas e raciocinar matematicamente.
· Coordenação motora global: observada nas atividades de educação física, diz respeito ao movimento do aluno e capacidade de subir, descer, correr, etc.
· Coordenação motora fina: habilidades manuais como escrever, recortar, pintar, manusear objetos.
· Coordenação espacial: ligada a noções de espaço e reconhecimento de distâncias.
· Rendimento: capacidade do aluno para realizar as atividades propostas em sala de aula.
· Memória: como o aluno responde a gravar e a memorizar informações e palavras.
· Atenção: capacidade de reter atenção e se distrair em atividades.
Naturalmente que, dependendo da idade, não são necessários todos estes elementos. Além disso, outros podem ser acrescentados de acordo com as necessidades que a situação exija.
O que colocar no relatório pedagógico comportamental
· Hiperatividade: capacidade de manter a postura em sala de aula e completar as atividades.
· Impulsividade: reação a estímulos e orientações dos professores.
· Obediência: capacidade de respeitar regras e a autoridade de professores ou coordenadores.
· Socialização: traços de timidez e interação do aluno com outras crianças, trabalho em equipe, introspecção ou extroversão.
· Organização: como o aluno trata os bens pessoais e coletivos.
· Agressividade: comportamento agressivo com os colegas ou com ele mesmo.
· Irritabilidade: capacidade de se controlar em momentos de tensão.
Qual a linguagem a ser utilizada no relatório escolar?
A coerência, coesão e a clareza das palavras devem caracterizar a escrita do relatório, pois ele deve ser entendido por todos. Procure não utilizar:
· Termos muito técnicos: Como este documento será lido por várias pessoas, a simplicidade na escrita facilitará o entendimento do documento.
· Repetições: Não ser repetitivo com palavras próximas e informações. Leia cuidadosamente o texto, verifique se não há ideias que possam ser ditas juntas em vez de divididas em dois ou mais lugares.
· Prolixidade: Evite escrever em excesso, seja objetivo, assim a mensagem será passada com clareza.
· Evite jargões e oralidade: Por se tratar de um documento oficial da escola, precisa ser redigido com as normas cultas da língua portuguesa.
· Cuidado com palavras abrangentes: “muito”, “pouco” ou “às vezes” são termos que podem causar interpretações diferentes sobre o que está descrito.
DICAS:
· Não confiar só na memória para colocar as informações.
· Anote todas as informações relevantes, diariamente. Monte seu diário de bordo. Você pode ter vários alunos e, no momento de descrever as informações, pode se confundir.
· Além disso, a gestão escolar deve auxiliar no trabalho ao oferecer ferramentas que otimizem esse processo.
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