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O começo, o meio e o fim. Se quiser ter sucesso no mundo louco de hoje, você precisa mostrar sua personalidade, seu senso de humor e, acima de tudo, abrir seu coração. Eu não me furtaria a isso também: ANTONIO CARLOS MACEDO DOS SANTOS, licenciado em Educação Física, Pedagogia e especialista em Desenvolvimento Psicomotor, 66 anos, casado e feliz, alegre, otimista e pé no chão. Amo música, esportes, um bom livro, filmes, sou eclético nisso. Para saber mais sobre mim, navegue pelo meu blog, conheça minhas opiniões, paixões e descubra o que me inspira... e o que pode inspirar você também!

segunda-feira, 17 de abril de 2023

SUGESTÃO DE RELATÓRIO PARA OS PROFESSORES DE AEE

             

Fonte: https://www.educamundo.com.br/

              Você já pensou em como faria um relatório de acompanhamento de seu aluno?

            E se ele fosse um aluno que apresentasse necessidades especiais de acompanhamento?

            Bem, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, o professor deve elaborar o relatório individual do aluno. Este documento tem o objetivo de fazer algumas considerações, análises e ou verificações sobre o rendimento escolar e comportamental do aluno. Nele, devemos considerar se o aluno realmente se apropriou do conteúdo trabalhado em sala de aula e se desenvolveu as habilidades conforme planejado ou esperado.

             A elaboração desses relatórios é uma atividade que deve fazer parte da rotina dos professores, porém aqueles que estão no início de carreira geralmente não têm muita segurança e se deparam com dificuldades para redigir esse tipo de documento. Nesse sentido, vamos elaborar um modelo para facilitar o trabalho docente. Longe de ser um documento ideia, a proposta aqui é subsidiar informações e ofertar um pouco da experiência na caminhada docente.

 

O QUE É UM RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO?

 

            Este tipo de documento é um parecer descritivo que fala sobre o desempenho do aluno ao longo de um determinado período; um bimestre, trimestre ou ano letivo. Geralmente, as escolas estabelecem suas próprias regras para que o professor desenvolva essa avaliação.

            Os relatórios têm fundamental importância na vida escolar, especialmente em casos de alunos indisciplinados ou com dificuldades de aprendizagem. Eles se tornam o “mapa de orientação” para os professores dos anos seguintes e devem ser arquivados nas escolas para consultas futuras.

             Vamos propor abaixo, uma sugestão desse documento para alunos com necessidades especiais de aprendizagem. Espero que o material seja proveitoso. 



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