Você já pensou em como faria um relatório de acompanhamento de seu aluno?
E se ele fosse um aluno que
apresentasse necessidades especiais de acompanhamento?
Bem, seja na Educação Infantil ou no
Ensino Fundamental, o professor deve elaborar o relatório individual do aluno.
Este documento tem o objetivo de fazer algumas considerações, análises e ou
verificações sobre o rendimento escolar e comportamental do aluno. Nele,
devemos considerar se o aluno realmente se apropriou do conteúdo trabalhado em
sala de aula e se desenvolveu as habilidades conforme planejado ou esperado.
A elaboração desses relatórios é uma atividade que deve fazer parte da rotina dos professores, porém aqueles que estão no início de carreira geralmente não têm muita segurança e se deparam com dificuldades para redigir esse tipo de documento. Nesse sentido, vamos elaborar um modelo para facilitar o trabalho docente. Longe de ser um documento ideia, a proposta aqui é subsidiar informações e ofertar um pouco da experiência na caminhada docente.
O QUE
É UM RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO?
Este tipo de documento é um parecer
descritivo que fala sobre o desempenho do aluno ao longo de um determinado
período; um bimestre, trimestre ou ano letivo. Geralmente, as escolas estabelecem
suas próprias regras para que o professor desenvolva essa avaliação.
Os relatórios têm fundamental
importância na vida escolar, especialmente em casos de alunos indisciplinados
ou com dificuldades de aprendizagem. Eles se tornam o “mapa de orientação” para
os professores dos anos seguintes e devem ser arquivados nas escolas para
consultas futuras.
Vamos propor abaixo, uma sugestão desse documento para alunos com necessidades especiais de aprendizagem. Espero que o material seja proveitoso.
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