BINGO: ESSE JOGO FAZ DIFERENÇA, A ADIÇÃO E MUITO MAIS!
Caro professor, considerando a importância dos jogos no aprendizado e na transmissão do conhecimento na escola, essa sugestão propõe uma estratégia dinâmica e interativa para trabalhar a leitura, a escrita e o raciocínio matemático, abordando as diferentes variações de jogos de Bingo.
Os jogos
de Bingo podem exercer funções bem relevantes para a aquisição de conhecimentos,
conceitos, estimular a imaginação, promover o raciocínio lógico e contribuir
para a organização do pensamento, exigindo atenção e concentração dos alunos.
Portanto,
é uma alternativa excelente para trabalhar o desenvolvimento cognitivo,
afetivo, social das crianças, além de representar um momento de inclusão de
jogos com alternativa pedagógica em sala de aula.
Professor,
essa atividade exige um espaço adequado, pode ser desenvolvida também em duplas ou em
trios. Essa atividade pode ser contextualizada com os alunos, explorando quais
tipos de jogos de cartela (bingo, jogo da velha, ou outros) que eles conhecem,
suas dinâmicas e historicidade.
Problematize
junto aos alunos:
· Porque jogar bingo na
sala de aula;
· Em que o jogo de Bingo
pode ajudar em seu desenvolvimento escolar.
O
professor, como estratégia, poderá desenvolver com a turma, após a vivência dos
jogos de Bingo, uma roda de conversa sobre a contribuição deste para o
aprendizado da leitura, escrita e as operações matemáticas e, dessa forma,
valorizar ainda mais esse conteúdo, fazer um mural de atividades, etc.
Apesar de
bem difundido em nossa cultura, deve-se explicar que o Bingo é um jogo que
utiliza um sorteio e esse sorteio pode ser de números, palavras e operações.
Isso, já utilizado como estratégia de aula de cada professor (muito
interessante, por sinal!)
Cada
participante terá uma cartela contendo números, palavras ou figuras (de acordo
com o planejamento do professor). A cada sorteio de um desses elementos, o
participante deverá marcá-lo se estiver registrada em sua cartela. Se na sua
cartela não tiver o registro do elemento sorteado, o aluno não marcará nada. O
aluno que preencher toda a cartela primeiro, conforme a regra determinada
anteriormente, deve gritar “Bingo” e ganha o jogo.
Geralmente,
os bingos envolvem um globo com números que serão sorteados para que os
participantes preencham as cartelas, onde a cada número sorteado pelo professor
(no caso), o globo será girado novamente e assim sucessivamente.
Modelo de globo ou bingoleta geralmente utilizado nos jogos de bingo convencionais.
SUGESTÃO
Nº 1: ATIVIDADE DE BINGO DE ANIMAIS
Converse com os alunos sobre o bingo e que essa forma de jogo pode ajudá-lo a melhorar a sua concentração, atenção, rapidez no pensamento, habilidade ouvir, procurar os números na tabela e marcar com agilidade. Distribua as cartelas e algum grãos de feijão, tampinhas, ou algo que sirva como marcador. Desenhe o esquema de jogo no quadro para que os alunos reproduzam com exatidão.
Esquema do jogo:
a)
Na
mesa do professor ficarão as fichas com as figuras dos animais já embaralhadas.
Na carteira do aluno ficarão o caderno, lápis, borracha e a cartela dos animais.
b)
A
cada ficha sorteada, os alunos copiarão os nomes dos animais, de forma
sequencialmente numerada, seguindo a anotação feita pelo professor no quadro.
c)
Vencerá
o aluno que primeiro preencher toda a cartela e tiver feito as anotações do
quadro.
d) O professor poderá, a cada sorteio, trabalhar os sons das letras, trabalhando com o “Método das Boquinhas”.
e) á a cartela matriz sorteada antecipadamente. Para que isso ocorra, cada cartela matriz deverá ser numerada sequencialmente, conforme o modelo abaixo.
O professor poderá montar mais combinações, de acordo com
suas necessidades, tais como: Trabalhando os animais terrestre, aquáticos e aéreos,
trabalhando os nomes dos animais e inglês, ou outras ideias que surgirão.
SUGESTÃO Nº 2: ATIVIDADE DE BINGO COM
OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
Professor
explique aos alunos que o jogo de Bingo também pode ser realizado com as operações
matemáticas que eles aprenderam e que terão que pensar rápido para resolver
as operações de adição e subtração (ou outras que estão sendo trabalhadas no
momento).
O
professor elaborará antecipadamente as operações em pequenos papeis montados
sobre sua mesa e a quantidade de cartelas necessárias compatíveis às operações
matemáticas para distribuir entre os alunos. A quantidade de papeis com as
operações matemáticas será representada pelo número de bolinhas colocados no
globo do bingo. O professor rodará o globo, sorteará a bolinha que corresponderá
ao número da operação matemática a ser realizada pelos alunos.
Por
exemplo:
O
professor rodou o globo e sorteio aleatoriamente o número “1”. A operação
matemática é passada no quadro os alunos resolvem no caderno, conferem se o
resultado está em sua cartela e faz a marcação. Aquele que primeiro preencher a
cartela será o vencedor.
Professor, a partir daí, desenvolva suas ideias. Leve o bingo para a sala de aula de divirta-se com seus alunos, utilizando uma dinâmica bem interessante como suporte de aprendizado.
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