Mesmo que, a princípio, o procedimento de colocar o cabeçalho no caderno seja algo obsoleto, antiquíssimo ou que caiu em desuso. Mas, não é bem assim. Vamos, antes de mais nada, esclarecer se o correto é “cabeçario” ou “cabeçalho”. O correto é usar a palavra “cabeçalho”, que significa enunciado na parte superior da primeira página de um jornal, título e primeiros dizeres de um livro, dizeres do abaixo-assinado em que se expõe o assunto pedido e, naturalmente, os enunciados de uma atividade escolar. A palavra “cabeçario” também existe, e refere-se a um adereço colocado na cabeça ou uma palavra formada pelo substantivo Cabeça + Sufixo "Armário", usada para definir uma pessoa que casualmente bate a cabeça no armário.
Dito
isso, esclarecemos que é importante refletir sobre o que o cabeçalho pode
ensinar aos alunos em sala de aula. Os cabeçalhos têm a função de abertura da
aula e de registro do local e da data das atividades escolares, isso é
importante, pois ajuda o aluno a se orientar e se organizar em função dos
registros que se seguirão no transcurso da aula. Além disso, eles precisam
saber antecipadamente o que vão aprender, sendo assim, essa pauta colocada no
quadro satisfaz a esse princípio. Mesmo com o avanço da tecnologia, o caderno
continua sendo um suporte fundamental para os registros e estudo de nossos
alunos. Se usado adequadamente, as anotações e atividades ali registradas
revelam o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo de todo período letivo. Ele
se torna não só uma importante fonte de consulta para o aluno como também ajuda
professores e responsáveis a acompanhar o aprendizado.
(Fonte: https://novaescola.org.br)
A seguir, apresentamos algumas sugestões para a construção dos seus cabeçalhos.
SUGESTÃO DE
CABEÇALHO PARA UTILIZAR NAS AVALIAÇÕES
SUGESTÃO DE CABEÇALHO PARA UTILIZAR
NA MONTAGEM DE ATIVIDADES IMPRESSAS
SUGESTÃO DE CABEÇALHO PARA UTILIZAR
NA MONTAGEM
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