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O começo, o meio e o fim. Se quiser ter sucesso no mundo louco de hoje, você precisa mostrar sua personalidade, seu senso de humor e, acima de tudo, abrir seu coração. Eu não me furtaria a isso também: ANTONIO CARLOS MACEDO DOS SANTOS, licenciado em Educação Física, Pedagogia e especialista em Desenvolvimento Psicomotor, 66 anos, casado e feliz, alegre, otimista e pé no chão. Amo música, esportes, um bom livro, filmes, sou eclético nisso. Para saber mais sobre mim, navegue pelo meu blog, conheça minhas opiniões, paixões e descubra o que me inspira... e o que pode inspirar você também!

sábado, 14 de maio de 2022

ORIENTAÇÕES PARA RELATÓRIO DESCRITIVO DO ALUNO

          


          Muitos professores, mesmo com boa jornada profissional, ainda têm dificuldades na elaboração de relatórios descritivos de seus alunos. Nesse sentido, apresento abaixo algumas orientações nesse sentido.

É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:

·           A avaliação deve enfatizar os avanços, apresentar suas dificuldades e não acentuar os fracassos dos alunos. Registrar o que o aluno progrediu, nunca utilizar termos pejorativos, uma vez que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente asseguram e asseveram o trato com a criança preservando os princípios. O relatório é descritivo e individualizado e deve ser elaborado baseado com os seguintes critérios:

               a) Proceder o registro considerando suas anotações anteriores, ou seja, elaborar um texto, valorizando o que o aluno aprendeu, mas sem deixar de citar as dificuldades que o aluno apresenta; 

                 b) Registrar a participação do aluno nos encaminhamentos e atividades desenvolvidos na sala; 

       É importante ressaltar que o conhecimento ocorre no processo ensino-aprendizagem, portanto, se faz necessário mensurar a progressão pedagógica e as inferências válidas que o professor realiza, após planejar e redimensionar a prática, em todo o processo de escolarização dos sujeitos, assim, o professor deverá considerar os avanços e a apreensão dos conhecimentos ensinados. Nesse contexto, o professor deve fazer todos os registros do desenvolvimento pedagógico dos alunos e de suas turmas para a apresentação nos pré-conselhos.

SUGESTÃO DA FORMULAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE TURMA

A turma _________é composta por _____alunos. (Em linhas gerais descrever como é a turma, destacar pontos positivos e ou negativos, destacando peculiaridades e particularidades que se julgue importante, relatar participação, interesse e desenvolvimento dos alunos, relatar quais encaminhamentos e intervenções foram realizadas por você professor (a) para sanar os problemas que a turma apresenta.

Ensino Fundamental - Anos Iniciais:

     Disciplina de língua Portuguesa: Oralidade: Participa em sala, sendo coerente ao assunto abordado. Argumenta em diversos momentos ou só quando solicitado. Leitura: Apresenta ritmo, fluência e entonação. Sua leitura é silabada, pausada. Tem dificuldade na leitura de palavras simples e ou  complexas. Reconhece a pontuação na leitura e faz seu uso adequado. Compreende o que lê, necessita de auxílio para compreender. Consegue relacionar o que leu com seu conhecimento prévio. Escrita: Relaciona grafem/fonema. Escreve palavras simples. Omite letras. Faz junturas. Realiza Trocas fonéticas (quais). Nas produções textuais, utiliza-se da pontuação adequada, apresenta clareza, coerência, coesão, tem expansão de ideias. Usa letra maiúscula, ponto final.

     Disciplina de Matemática: Número: Relaciona número e quantidade até quanto. Reconhece o valor relativo e absoluto do número. Tem ideia de adição, subtração, divisão e multiplicação, reconhece e utiliza-se do algoritmo. Realiza operações de adição e subtração simples ou com reagrupamentos e trocas. Na multiplicação e divisão, só com unidades ou já trabalha com dezena e centena. Realiza a interpretação de situações problemas simples e ou mais elaboradas, ou necessita de auxílio. Medidas: Identifica, reconhece, estabelece relação com as diferentes medidas padrão e arbitrárias e seu uso no contexto social. Geometria: Reconhece, classifica e diferencia formas e sólidos geométricos. Relaciona-os nos instrumentos e objetos do cotidiano. Linguagem da Informação: Identifica e reconhece a função social do número enquanto linguagem da informação. Interpreta informações contidas em gráficos. Organiza dados em tabelas e constrói gráficos.

     Demais Disciplinas: Participa e compreende os conteúdos transmitidos, apresenta bom desenvolvimento. Se apresentar dificuldade pontual, relatar.

OBSERVAÇÃO: No relatório de desenvolvimento deve constar se é aluno do Reforço Escolar, da Sala de Recursos Multifuncionais e o número de faltas durante o bimestre.

     Disciplina de língua estrangeira/ inglês: Oralidade (1º e 2º ano): Expressam-se oralmente no idioma de forma simples, seguindo a modalidade dos gêneros textuais propostos. Identificam a ideia central do que  lhe foi exposto oralmente e informações específicas do que ouve. Interpretam imagens de forma oral. Compreendem enunciados e textos curtos por meio da habilidade de ouvir. (3º e 4º): Transmitem informações lidas e ouvidas, seguindo a modalidade dos gêneros textuais propostos. Articulam fonemas e pronúncias de palavras e frases. Expressam claramente ideias e sentimentos, interagindo com o que ouviram e compreenderam. ( 5º ano) : Expõem ideias de maneira clara e objetiva, com sequência lógica, seguindo a modalidade dos gêneros textuais propostos. Observam concordâncias de gênero e número, verbo-nominal. Leitura: (3º, 4º e 5º): Leem todos os gêneros propostos, compreendem sua ideia global, intencionalidade e processo de produção (quem escreveu, para quem , quando, onde, etc.). Respondem e comentem a respeito do texto lido. Percebem que a pronúncia e a escrita da língua estrangeira são diferentes da língua materna. Escrita: (3º, 4º e 5º ano): Elaboram textos escritos simples, de acordo com os gêneros textuais propostos, com auxílio do dicionário e do professor. Progressivamente, produzem textos observando fatores de  coerência, utilizando vocabulário e elementos coesivos adequados, eliminando as redundâncias e observando as concordâncias de gênero e número, e verbo-nominal.

OBSERVAÇÃO: Os alunos que apresentarem lentificação no processo de ensino aprendizagem devem ser registrados individualmente.

     Disciplina de Educação Física: Movimentos expressivos: Estabelecem relações coordenadas entre o próprio corpo em movimento e diferentes objetos. Executam movimentos básicos aplicando-os no contexto da dança. Executam diversos tipos de estruturas rítmicas. Estabelecem relação entre o tempo e o espaço. Produzem e reproduzem regras, jogos e brincadeiras. Executam e reproduzem coreografias simples. Identificam suas próprias limitações corporais e realizações diante de situações problema. Reconhecem as diferentes partes do corpo envolvidas nos movimentos executados. Percebem as alterações corporais (frequência cardíaca, cansaço, sudorose, etc.), decorrentes das atividades executadas. Produzem, a partir do conteúdo trabalhado, outras formas de movimentar-se corporalmente. Interagem corporalmente com os colegas dentro da prática vivenciada. Percebem o próprio desempenho a partir das metas estabelecidas. Ginástica: Exercem o controle do corpo. Utilizam as diferentes partes do corpo. Executam movimentos básicos aplicando-os no contexto da ginástica. Buscam formas de resolução de problemas ginásticos e desafios corporais. Elaboram, a partir do conteúdo trabalhado, outras formas de movimentar-se corporalmente. Elaboram séries de movimentos e circuitos com outros fundamentos básicos de ginástica. Percebem o próprio desempenho e reconhecem as alterações corporais decorrentes das atividades executadas. Jogo: Estabelecem relações coordenadas entre o próprio corpo em movimento e diferentes objetos. Produzem e reproduzem regras, jogos e brincadeiras. Identificam suas próprias limitações corporais e realizações diante de situações problema. Resolvem situações de conflito  por meio de diálogo. Participam em atividades competitivas e cooperativas, respeitando as regras sem discriminar os colegas, suportando pequenas frustrações sem agressividade excessiva. Explanam opiniões pessoais quanto à atitude e estratégias a serem utilizadas. Interagem corporalmente com os colegas dentro da prática vivenciada, respeitando espaços, compreendendo situações novas que possam ocorrer durante a realização da prática, com atitude e respeito. Participam da elaboração de atividades e jogos, propondo e definindo as regras básicas de execução, de modo a favorecer a participação integral do grupo.

     Disciplina de Arte: Artes Visuais: Compreendem a criação de diferentes trabalhos nas linguagens artísticas com significação humana e social, a partir de uma necessidade estética. Identificam os produtos artísticos que o sujeito construiu na prática social ao longo da história. Valorizam a função social do artista e o seu trabalho perspectiva histórico- cultural. Reconhecem e compreendem os elementos formais: forma, cor (primária, secundária e terciária) linha, volume, textura, plano, forma. Música: Identificam os elementos sonoros e os diversos sons da realidade. De que forma : explicitar se o aluno relaciona o conhecimento adquirido e ensinado pelo professor daqueles que observa na realidade social, o uso deste, a função social. Artes Cênicas: Realizam ações dramáticas – interpretam histórias, improvisam, vivenciam personagens, compreendem o espaço cênico, os elementos sonoros e visuais ( sonoplastia). Dança: Compreendem os elementos formais da dança: movimento, fluência, espaço, tempo e força ( elementos estes que favorecem para o aperfeiçoamento da técnica, uso do corpo).

Sugestões para iniciar relatórios individuais:

·       - Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno.......

·       - Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre......

·       - A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou avanços em........

·       - Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno..........

Sugestões de possíveis abordagens para registro do desenvolvimento cognitivo:

·       - O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e da escrita;

·       - O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita;

·       - O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;

·       - Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;

·      - Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura ( citar quais dificuldades) contudo, com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes;

·       - Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo relações com a realidade;

·       - Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades;

·       - Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;

·       - Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos;

·       - Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento;

·    - Constrói o conceito lógico – matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas ( citar se é com ou sem autonomia);

·       - O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas;

·       - Realiza cálculos simples de adição e subtração, se utiliza de material concreto ou não;

·       - É curioso, questiona e busca informações;

·       - Traz para a classe informações de fontes diversas como: rádio, tv, jornais e etc.;

·       - Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente;

·    - Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta;

·       - Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente;

·       - Nas atividades orais demonstra desenvoltura...( ou inibição);

·       - Ocasionalmente troca letras;

·   - Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;

·    - Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo....;

·    - Expressa a escrita representando ideias por meio de rabiscos, pseudoletras e outros símbolos;

·       - Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;

·       - Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;

·       - Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;

·       - Apresenta dificuldades ortográficas ( citar quais se destacam);

·       - Identifica e escreve seu nome completo ( com ou sem apoio);

·       - Ainda não faz relação entre o que fala e escreve;

·    - Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento ( é importante registrar em que hipótese se apresenta a escrita da criança);

·       - Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons, movimentos e palavras;

·       - Distingue a língua escrita da oral;

·       - Demonstra compreensão do sistema alfabético;

·       - Produz frases com lógica;

·      - Produz pequenos textos sem preocupação ainda com as questões ortográficas ( ou uso da pontuação, uso do parágrafo, letra maiúscula e minúscula etc);

·       - Distingue letras na linguagem oral e escrita;

·       - Já sabe que as letras são para escrever, porém ainda não sabe como isso se processa;

Sugestões de possíveis abordagens para registro da interação intrapsíquica e interpsíquica:

·       - Participa com interesse e produtividade;

·       - Boa participação nas atividades realizadas em sala;

·     - Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe;

·       - Demonstra atitudes criticas e ética diante de acontecimentos conflitantes;

·       - Demonstra criatividade e é comunicativo;

·       - Coopera com colegas e professor(a);

·   - O aluno demonstra interesse nas atividades propostas ( as realiza com autonomia? Necessita da intervenção do professor(a) ou dos colegas?);

·     - Ouve, reproduz e transmite textos oralmente, como histórias, recados, noticias entre outros;

·      - Demonstra interesse em relação aos assuntos estudados;

·      - É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas;

·       - Aceita sugestões do professor(a) e dos colegas;

·       - Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade;

·       - Contribui para a integração e o crescimento do grupo;

·       - Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;

·       - Apresenta limitação em cumprir e ou assimilar as regras convencionadas pelo grupo;

·       - Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando de forma ética;

     Segundo Hoffmann (2000), registrar significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno. O registro constante permite uma observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a trajetória da aprendizagem ( o que aprenderam, como e o que falta aprender), estabelecendo pontos de chegada para cada período de avaliação.

Você pensa:

Você escreve:

O aluno não sabe

O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado...

Não tem limites

Apresenta dificuldades de autorregulação, pois....

É nervoso

Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no meio ambiente escolar, pois...

Tem o costume de roubar

Apresenta dificuldade de autocontrole quando....

É agressivo

Demonstra agressividade em situações de conflito, usa de meios físicos para alcançar o que deseja...

É  bagunceiro

Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.

Muita dificuldade de aprender...

Aprendeu algumas noções de...., mais necessita desenvolver...

Falta         de acompanhamento

Apresenta ser desassistido da família, pois...

É  apático, distraído

Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seu pensamentos.

È mentiroso

Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas

É desobediente

Costuma não aceitar e compreender  as solicitações dos colegas; Tem dificuldades em cumprir regras...

È fofoqueiro

Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.

É chiclete

É muito afetuoso, demonstra constantemente seu carinho...

É dissimulado

Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.

É preguiçoso

Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.

É mimado

Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.

É deprimido, isolado, anti-social

Evita contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.

É tagarela

Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.

Fala palavrão

Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repetir ou afrontar.

Possui distúrbio de comportamento

Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...

É egoísta

Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.

Nada mudou

Apresentou pequenos avanços tais como:....( por vezes pequenos avanços aos olhos do professor, são grandes saltos no desenvolvimento cognitivo do aluno).

È imperativo

Apresenta dificuldade no controle do comportamento.

É lerdo

Precisa ritmo lentificado para execução das atividades propostas.


SUGESTÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM RELATÓRIO PARA ALUNO DIAGNOSTICADO COM TDHA

     Um relatório bem elaborado fornecerá aos especialistas a clareza quanto às reais dificuldades do aluno. Saber qual o comportamento que o aluno apresenta em sala de aula em relação aos demais alunos, assim como em relação ao que ele deveria apresentar naquela idade, fará com que a criança consiga em menor espaço de tempo ser avaliado adequadamente. Dessa forma o professor poderá procurar atividades de acordo com suas reais necessidades e intervir de forma eficaz. 

         Abaixo apresentamos, uma possibilidade de construção desse relatório:

      "O aluno apresenta dificuldade de concentração e de estabelecer foco em determinados assuntos por muito tempo. Ele estabelece, em alguns momentos, contato fantasioso com a realidade, com atitudes regressivas, imaturas e infantilizadas para sua idade cronológica, durante uma conversa desvia muito o assunto abordado temas que não fazem parte do contexto. O aluno tem grandes dificuldades no processo ensino e aprendizagem, não está alfabetizada, está defasado para sua idade e série. Quando é necessário que se concentre para fazer alguma atividade escrita esquiva-se, elabora desculpas e diz sempre que não sabe, demostra grande insegurança e desinteresse quando se refere a leitura e escrita, não tem autonomia para realização das tarefas. Ainda não adquiriu noções de números e quantidade acima de ........., faz algumas operações de adição e subtração com dificuldade.Demonstra lateralidade definida (...ou não), é destro (ou canhoto), corre na ponta dos pés. Sua coordenação motora fina está abaixo do esperado para a idade e série. É (ou não) bastante extrovertido e sociável tem facilidade em fazer e estabelecer relações interpessoais (ou não). Em certos momentos é voluntarioso, nervoso e agressivo com colegas de sala, com a PAP ou com a professora regente. Segundo relatos, no horário de intervalo, gosta de brincar com as crianças de sua idade e ou turma.Trata-se de aluno com grandes dificuldades de desenvolvimento e requer, portanto, uma maior investigação médica para justificar suas necessidades. 

POSSIBILIDADES DE AMPLIAÇÃO DOS RELATÓRIOS

1. DIMENSÃO PSICOAFETIVA: 

     Revela um relacionamento harmonioso com todos os colegas e professores, mas constantemente prefere estar só, mergulhada em suas imaginações. Não gosta de participar de relações grupais. Revela-se muito apático.

2. DIMENSÃO ÉTICO-SOCIAL:

     Precisa ser mais responsável com seus materiais escolares, pois revela pendências exageradas em suas atividades escolares. Precisa de uma atenção cautelosa nas atividades de casa, uma vez que isso compromete muito seu estudo, porque não se estudo somente na escola. Até o momento o aluno jamais desenvolveu uma única atividade de casa. O aluno precisa participar das aulas com mais veemência. Revela-se calmo em realizar as atividades em sala, não porque não sabe, mas porque é muito lento em sua motricidade. 

3. DIMENSÃO INTELECTUAL E COGNITIVA: (capacidade de aprende e fazer uso dessa aprendizagem em diversos contextos)

     LÍNGUA PORTUGUESA (Linguagem oral e escrita): Precisa melhorar sua leitura oral, pois é muito lento na leitura. Necessita melhorar também a produção de texto quanto à organização das ideias, seguindo uma sequência lógica mais precisa e utilizando os sinais de pontuação necessários, além do contexto básico da gramática do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Seus erros ortográficos latentes, estão relacionados a não fixação das competências relacionais dos conteúdos por série. O aluno precisa de um acompanhamento sério e bastante individualizado para assimilar os conteúdos e galgar com coesão nesta série. O aluno lê silabando o que dificulta sua destreza nas atividades. 

Fontes: 

http://professoraschirley.blogspot.com.br/2011/06/sugestoes-para-relatorio-descritivo-do.html

http://www.academia.edu/4056859/Modelo de relatorio individual

http://escolafilintobg.blogspot.com.br/2013/11/parecer-descritivo-do-aluno.html

https://pt.scribd.com/document/403427653/Modelo-de-Relatorio-docx

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