Quem sou eu

Minha foto
O começo, o meio e o fim. Se quiser ter sucesso no mundo louco de hoje, você precisa mostrar sua personalidade, seu senso de humor e, acima de tudo, abrir seu coração. Eu não me furtaria a isso também: ANTONIO CARLOS MACEDO DOS SANTOS, licenciado em Educação Física, Pedagogia e especialista em Desenvolvimento Psicomotor, 66 anos, casado e feliz, alegre, otimista e pé no chão. Amo música, esportes, um bom livro, filmes, sou eclético nisso. Para saber mais sobre mim, navegue pelo meu blog, conheça minhas opiniões, paixões e descubra o que me inspira... e o que pode inspirar você também!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

O DIA DO BRINQUEDO NA ESCOLA


O DIA DO BRINQUEDO TEM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NAS PRIMEIRAS SÉRIES ESCOLARES

PARA ALGUNS PAIS O DIA DO BRINQUEDO NADA MAIS É DO QUE UMA SIMPLES ATIVIDADE. MAS, ESSE DIA TEM UM GRANDE SIGNIFICADO PARA AS CRIANÇAS, POIS É NELE QUE ELAS LEVAM PARA A ESCOLA OU OUTRO LUGAR UM PEDACINHO DO SEU LAR.

A ideia principal desse dia é fazer com que elas aprendam o valor de compartilhar. É nessa fase que as crianças têm dificuldades em partilhar, seja seus brinquedos ou até mesmo a atenção dos pais e outras pessoas, isso acontece por conta do egocentrismo.
Na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental, principalmente, elas aprendem o sentido de dividir, ou seja, a importância de emprestar o seu brinquedo e pegar emprestado o do amiguinho. O momento da brincadeira é ideal para ajudar a criança a se adaptar em ambientes diferentes e novas situações.

Os benefícios de usar brinquedos na nessa faixa etária

Fazer o uso do brinquedo no aprendizado infantil ajuda explorar o potencial que as crianças têm e o desenvolvimento cognitivo delas. Por meio da brincadeira é possível alcançar diversos benefícios. Conheça alguns que estão mencionados a seguir.

1-   Trabalho em equipe: A criança aprende a lidar com diversas situações em que se faz necessário buscar soluções em parceria com os amigos e trabalhar em equipe.
2-  Autonomia: Elas adquirem autoconfiança em si mesmo, resolvem pequenos conflitos e tomam suas próprias decisões como pensar qual a melhor estratégia para resolver uma atividade ou uma situação que envolva a brincadeira que está sendo desenvolvida no momento.
3-  Disciplina: A brincadeira ajuda na concentração, no controle emocional e na disciplina como respeitar a vez do outro e principalmente aceitar as regras impostas pelos pais ou professores.
4-  Partilhar: Ao brincar em conjunto com outras crianças, ela desenvolve o sentido de compartilhar os seus brinquedos e ao mesmo tempo pegar emprestado o do outro. Assim a criança entende o sentido de partilhar e não se torna uma criança egoísta.

Brinquedos que podem ser usados na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental

Blocos de montar: Os blocos de montar são coloridos e com formas diferentes. Essa atividade permite que a criança fique mais criativa, ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e nas habilidades motoras.

Fantoches: Esses são grandes aliados na educação infantil. Com eles é possível trabalhar a imaginação, a criatividade, os aspectos psicológicos, as habilidades de concentração e o sequenciamento lógico.

Piscinas de bolinha: Essa atividade ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e equilíbrio, trabalha a socialização, estimula a visão por conta da diversidade das cores. As crianças se sentem felizes devido à sensação de conforto e aconchego que a brincadeira transmite. 

Cama Elástica: Essa atividade contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio e da agilidade também. Os saltos livres no ar trazem para a criança a sensação de liberdade, autonimia, destreza e criatividade, muito importantes para essa idade. 

Brinquedos de pelúcia: Normalmente os ursinhos de pelúcia, unicórnios e cavalinhos são os preferidos das crianças. O brinquedo tem a função de desenvolver nos pequenos os sentimentos de amor, ternura e afeto. Ao brincar com a pelúcia, as crianças ficam mais tranquilas. Principalmente na faixa etária entre 4 e 6 anos.

VAMOS APRENDER MAIS SOBRE BRINQUEDOS?

·    A ideia dessas atividades é ensinar novos vocabulários de fácil identificação por parte das crianças. 
·    Em casa, o papai e a mamãe, podem enriquecer esse aprendizado utilizando recortes, pinturas, desenhos, vídeos, enfim! 
·    Treinar a pronúncia dessas palavras utilizando-se  das anotações abaixo. 
·    Brincar com alguns desses brinquedos, dramatizar, cantar, criar eventos de aprendizagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário