Nós, professores, devemos
desenvolver o pensamento matemático em nossos alunos. Já apresentei em outra
publicação, alguns desafios matemáticos, com palitos, para estimular cálculos
mentais e raciocínio lógico. A proposta
apresentada nesta publicação é uma estratégia para trabalhar a subitilização,
que nada mais é do que a capacidade de reconhecer a quantidade de elementos de
um conjunto sem realizar a contagem.
A subitilização, aliás, é
importante para que a criança construa o conceito de número, posto que permite
o reconhecimento das relações numéricas, ajuda no desenvolvimento de
estratégias de contagem e favorece o aprendizado das operações básicas.
Você, professor, pode estimular o
senso numérico e a confiança de seus alunos com os números, usando esses
cartões de subitilização. Os alunos serão capazes de reconhecer
instantaneamente o número de objetos sem realmente contá-los.
Texto sugerido:
Algumas sugestões:
4º E 5º ANOS
DICA: Ele com ele mais 1
Que número encontraremos no ponto de interrogação?
A partir deste exemplo, pode-se criar muitos outros...
Abaixo exemplos para o
Pré-II e ou 1º ano do Ensino Fundamental:
Será que, nessa mesma linha de entendimento, não poderíamos
desenvolver atividades em língua portuguesa, para alfabetização? Acredito que
sim!
Uma boa ideia é o site abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário