Quem sou eu

Minha foto
O começo, o meio e o fim. Se quiser ter sucesso no mundo louco de hoje, você precisa mostrar sua personalidade, seu senso de humor e, acima de tudo, abrir seu coração. Eu não me furtaria a isso também: ANTONIO CARLOS MACEDO DOS SANTOS, licenciado em Educação Física, Pedagogia e especialista em Desenvolvimento Psicomotor, 66 anos, casado e feliz, alegre, otimista e pé no chão. Amo música, esportes, um bom livro, filmes, sou eclético nisso. Para saber mais sobre mim, navegue pelo meu blog, conheça minhas opiniões, paixões e descubra o que me inspira... e o que pode inspirar você também!

domingo, 11 de junho de 2023

DESAFIOS MATEMÁTICOS - 2

 

(Segunda publicação)

Nós, professores, devemos desenvolver o pensamento matemático em nossos alunos. Já apresentei em outra publicação, alguns desafios matemáticos, com palitos, para estimular cálculos mentais e raciocínio lógico.  A proposta apresentada nesta publicação é uma estratégia para trabalhar a subitilização, que nada mais é do que a capacidade de reconhecer a quantidade de elementos de um conjunto sem realizar a contagem.

A subitilização, aliás, é importante para que a criança construa o conceito de número, posto que permite o reconhecimento das relações numéricas, ajuda no desenvolvimento de estratégias de contagem e favorece o aprendizado das operações básicas.

Você, professor, pode estimular o senso numérico e a confiança de seus alunos com os números, usando esses cartões de subitilização. Os alunos serão capazes de reconhecer instantaneamente o número de objetos sem realmente contá-los.

Texto sugerido:

SUBITILIZAÇÃO 

Algumas sugestões:

                                                 4º E 5º ANOS

                                                               DICA: Ele com ele mais 1 
                                       Que número encontraremos no ponto de interrogação? 
                                        A partir deste exemplo, pode-se criar muitos outros...


                                      Equilibre a equação simples movendo apenas 2 fósforos.
                                Neste caso você ainda tem opção de duas respostas. Legal, né!


                                       Use a imaginação e crie outros modelos similares a este. 
                                                              Veja já a sugestão abaixo:


Abaixo exemplos para o Pré-II e ou 1º ano do Ensino Fundamental:






A seguir, sugestão de atividade para o 2º ano:


Para o 3º ano, podemos desenvolver atividades nesse sentido com a omissão de um dos termos ou 
do resultado, utilizando unidades e dezenas. E assim por diante...


        Será que, nessa mesma linha de entendimento, não poderíamos desenvolver atividades em língua portuguesa, para alfabetização? Acredito que sim!

Uma boa ideia é o site abaixo:

                                                                          WORDWALL

Nenhum comentário:

Postar um comentário