Quem sou eu

Minha foto
O começo, o meio e o fim. Se quiser ter sucesso no mundo louco de hoje, você precisa mostrar sua personalidade, seu senso de humor e, acima de tudo, abrir seu coração. Eu não me furtaria a isso também: ANTONIO CARLOS MACEDO DOS SANTOS, licenciado em Educação Física, Pedagogia e especialista em Desenvolvimento Psicomotor, 66 anos, casado e feliz, alegre, otimista e pé no chão. Amo música, esportes, um bom livro, filmes, sou eclético nisso. Para saber mais sobre mim, navegue pelo meu blog, conheça minhas opiniões, paixões e descubra o que me inspira... e o que pode inspirar você também!

terça-feira, 23 de maio de 2023

CADERNO DO FUTURO - LÍNGUA INGLESA - BOOK 1


CADERNO DO FUTURO - LÍNGUA INGLESA - BOOK 1 


DICAS PARA PREPARAR AULA DE INGLÊS:

Dica 1: tenha o objetivo do aluno em mente:

          Antes das aulas com seus alunos, é muito importante que se tenha feito um conhecimento prévio deles para saber qual é o objetivo da turma em aprender o idioma.

          Pense que, por muitas vezes, não desconsidere personalizar alguma parte da aula para o objetivo de cada um. Essa iniciativa valorizará seu trabalho e assim eles se sentirão especiais.

          Além disso, quando o aluno perceber a relevância daquilo que está aprendendo, ele se engajará mais e o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, as aulas terão maior fluidez.

 

Dica 2: prepare um welcome moment (momento de boas-vindas)

          Não planeje a aula começando direto ao ponto, indo para o conteúdo previsto para o dia logo de cara. Antes, é importante conversar, promover um aquecimento (warm up) com os alunos, propor alguma palavra nova que surja ou engatilhe a aula, retomar o conteúdo da aula anterior e integrar os alunos para que eles fiquem mais à vontade.

          Planeje esse momento prevendo alguns minutos da aula para uma conversa mais descontraída. Fazer alguma conexão com as aulas de outras disciplinas. Pergunte sobre a semana do aluno, planos para o fim de semana e como foi o estudo de inglês desde a última aula, suas curiosidades, para engatilhar o material para a próxima aula…

          Aproveite para estabelecer uma conexão com o aluno enquanto conquista a atenção dele e introduz o conteúdo e contextualiza a aula.

 

Dica 3: pense em exemplos da realidade do aluno

          Quando o aluno se identifica com o assunto da aula, ele consegue prestar mais atenção, compreender e aplicação aquilo que está trabalhado em aula. Assim, ao planejar uma aula de inglês, procure por exemplos, não fujam do objetivo do seu planejamento, mas que façam parte da realidade do aluno.           Mostre para seu  aluno que está começando a aprender um idioma novo, e com quais situações já está familiarizado  e ele, certamente, vai poder usar aquilo que você está ensinando. Mostrar que o inglês está presente em nosso dia a dia, mesmo que por muitas vezes, não percebamos isso.

          Situações como gostos dos alunos por cinema, músicas, esportes, viagens, etc, já permitirão ganchos incríveis para esta estratégia. Ao planejar a aula, liste exemplos que tenham alguma conexão com essas atividades. Se o seu aluno gosta de jogos online, traga termos deste universo para trabalhar o conteúdo e assim por diante…

Dica 4: adeque sua linguagem

          Ao preparar a aula para seu aluno, não se esqueça que ele ainda possui um vocabulário restrito, isso pode apresentar dificuldade em compreender, mesmo, sentenças curtas ou simples. Portanto, adeque sua linguagem para aula, utilizando palavras mais simples e corriqueiras, dê preferência ao uso de cognatos e use e abuse da linguagem corporal para facilitar o entendimento do aluno.

Dica 5: use muitos recursos visuais

          O uso de recursos visuais e audiovisuais é um suporte e tanto para nossos alunos. Aponte para objetos, desenhe, faça mímica para que o aluno entenda o que você está dizendo. Mas atenção: evite, desde o início, traduzir ou incentivar que o aluno traduza as palavras.

          A tradução é importante, porém muitas vezes atrasa o processo de aprendizagem, busque estimular o pensamento em inglês desde a primeira aula, faça com que seu aluno crie ou perceba a possibilidade de fazer conexões. Treine a mente do seu aluno para não somente traduzir palavras, valendo-se do apoio de recursos visuais, você poderá fazer conexões de animais e cores, por exemplo, acrescentando artigos e, lentamente, colocando o verbo “To be”, seu aluno será capaz de montar pequenas frases rapidamente com segurança.

 

Dica 6: planeje estratégias para deixar o aluno confortável

          O aluno precisa se sentir seguro em situações novas. Ao preparar sua aula de inglês, lembre-se de que os alunos, muito provavelmente, estarão desconfortáveis, envergonhados e terão dificuldade em se expressar num primeiro momento. Assim, é muito importante que você busque maneiras de deixar o aluno à vontade e participativo em aula. Pense em formas de ajudá-lo a deixar a vergonha de lado e se expressar no idioma da forma que conseguir.

          Nunca se esqueça que devemos sempre encontrar um equilíbrio entre o conteúdo do ensino e a técnica com a qual ele é ensinado, por essa razão, o idioma deve ser apresentado de forma que o aluno se sinta confortável com ele, faça as correções de pronúncias com muito equilíbrio.

 

Dica 7: proponha atividades práticas

          Prepare atividades voltadas para a prática. Estimule que o aluno fale em vez de você dar uma aula expositiva, palestrando sobre estruturas gramaticais.

 

Fuja do pensamento: “o aluno não sabe, vou deixar ele quieto”. Pelo contrário, crie estratégias para que ele utilize a língua dentro da expectativa e conhecimento dele. Crie oportunidades para que o aluno fale, estimule-o a se expressar com o vocabulário que conhece, gesticulando e valendo-se de estratégias como mímica, recursos visuais, sinônimos, etc.

          Além disso, é importante que você fale bastante em inglês com ele, para trabalhar o listening e ajudá-lo a expandir o vocabulário. Traduza e estimule seus alunos a cantarem, comece com músicas infantis, as mais simples – desde o “Parabéns para você”, ou “Os indiozinhos”, enfim….. crie!

 

Dica 8: Faça com que seu aluno descubra seu estilo de aprendizagem

          Se você levar uma aula totalmente focada no modelo de exposição e atividade em livro, você vai demorar para descobrir se essa é maneira que o aluno aprende melhor. Dinamize sua metodologia, provoque seus alunos com suas atividades, teste maneiras diferentes de ensinar: atividades lúdicas, recursos audiovisuais, gamificação, metodologias ativas e por aí vai.

          Somente assim você vai descobrir qual é a forma mais eficiente para aquele aluno aprender, conforme o estilo de aprendizagem dele.

Espero que tenha gostado!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário