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O começo, o meio e o fim. Se quiser ter sucesso no mundo louco de hoje, você precisa mostrar sua personalidade, seu senso de humor e, acima de tudo, abrir seu coração. Eu não me furtaria a isso também: ANTONIO CARLOS MACEDO DOS SANTOS, licenciado em Educação Física, Pedagogia e especialista em Desenvolvimento Psicomotor, 66 anos, casado e feliz, alegre, otimista e pé no chão. Amo música, esportes, um bom livro, filmes, sou eclético nisso. Para saber mais sobre mim, navegue pelo meu blog, conheça minhas opiniões, paixões e descubra o que me inspira... e o que pode inspirar você também!

domingo, 21 de maio de 2023

ABA E A CRIANÇA AUTISTA

 

                                    Fonte: https://vitaclinica.com.br

ABA, base científica para o trabalho com crianças autistas

        os procedimentos baseados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA - Applied Behavior Analysis, em inglês) são procedimentos que ajudam a ampliar a capacidade de comunicação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, contribuindo para sua melhor relação social e ambiental.

          A ABA tem suas intervenções desenvolvidas em contexto de pesquisa e ciência. São inúmeros estudos que embasam a sua aplicação. Atualmente, sua aplicação vem sendo amplamente utilizada no tratamento de TEA – Transtorno do Espectro Autista.

          A estruturação das intervenções da ABA foca principalmente em comportamentos específicos, sejam comportamentos inadequados ou situações ligadas à linguagem e aprendizagem. 

COMO SE DESENVOLVE

          As intervenções com ABA são procedimentos que visam trabalhar comportamentos alvo da criança. A proposta é fortalecer comportamentos fazendo com que se tornem pré-requisitos para respostas mais complexas. Nesse sentido são desenvolvidos programas de atividades em contexto mais estruturados ou em contextos mais naturais. A combinação desses dois contextos vai ser definida pelo perfil de cada criança, ou seja, quais são as respostas que ela nos fornecerá em ambientes mais naturais, e o quanto ela responde em ambientes mais estruturados para aprendizagem acontecer.

          São utilizadas atividades motoras, verbais, visuais para auxiliar a criança a internalizar com sucesso os processos de ensino. Outra estratégia é a utilização de objetos de maior afetividade, como brinquedos ou jogos que a criança goste mais para reforçar respostas positivas e garantir que ela aumente gradativamente seu repertório de aprendizagem.

          Utiliza-se nessas intervenções o princípio gradual, com trabalho individualizado e personalizado, com planos de atividades partindo-se do que a criança já domina para aproximá-la das habilidades neurotípicas das crianças de sua faixa etária. Os dados devem ser coletados continuamente para avaliar o procedimento e o comportamento alvo da intervenção.

          Neste processo, muitos comportamentos alvo podem ser bem mais trabalhados: atos imitativos, compreensão auditiva, a vocalização, estão entre eles. Participação dos pais

PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

          A eficácia das intervenções baseadas na ABA querer a presença dos pais e responsáveis, este é um fator essencial, pois desta forma os responsáveis conhecem os estímulos e podem contribuir com sua reprodução no ambiente doméstico. 

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