Orientação
espacial é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se, em
relação aos objetos, às pessoas e o seu próprio corpo em um determinado espaço.
Ao localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou
abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro, o indivíduo demonstra sua
habilidade nessa capacidade. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo,
curto (ASSUNÇÃO; COELHO, 1996, p.91-96).
Boulch
(1987, p. 9) afirma que “o espaço é o primeiro lugar ocupado pelo corpo e no
qual se desenvolvem os movimentos corporais. Este espaço vivido com limites
suaves é objeto de uma experiência emocional intensa [...]” E estes movimentos
corporais têm origem em diversos aspectos, entre eles os sociais e os
neurológicos, que são de grande importância. A orientação espacial é a
consciência do corpo com o meio.
Uma
criança que não tem essa capacidade devidamente desenvolvida pode apresentar os
seguintes problemas:
· confundir letras que diferem quanto à orientação espacial (b/d, q/p);
· apresentar dificuldades em respeitar a ordem das letras na palavra e das palavras na frase (barco/braco);
· apresentar baixa capacidade de locomover os olhos no sentido esquerdo-direito (pula uma ou mais linhas durante a leitura);
· apresentar, na escrita, dificuldades com a direção horizontal do traçado;
· não respeitar os limites da folha;
· apresentar dificuldades para se organizar com seu material escolar;
· apresentar dificuldades com seu corpo no espaço, esbarrando em objetos e pessoas;
· ao praticar alguma atividade esportiva, apresentará sérias dificuldades de entrosamento com o grupo.
Portanto,
o movimento humano, as noções de corpo, espaço e tempo têm que estar
intimamente relacionadas. O corpo coordena-se, movimenta-se continuamente
dentro de um espaço determinado, em função do tempo, em relação a um sistema de
referência.
Vejamos um
bom exemplo de atividade para trabalhar essa habilidade:
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