A Pedagogia Histórico-Crítica entende que a escola é determinada socialmente e que a sociedade, organizada no modo de produção capitalista, divide-se em classes cujos interesses são contrários, portanto, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracterizam a sociedade.
Sendo assim, o professor tem papel fundamental no ensino e aprendizagem de seus alunos, ensinando o conhecimento acumulado da humanidade e desenvolvendo atuação primordial quanto à conscientização desses alunos em relação à sociedade, com foco em uma sociedade justa e igualitária, buscando contextualizá-los. Esse posicionamento e ação pedagógica do professor devem, a partir dessa tomada de consciência, iniciar-se na base da educação, para podermos realmente provocar a sociedade para esse entendimento.
A importância de estudar a Pedagogia Histórico-Crítica deve-se ao fato de ser uma das principais teorias pedagógicas existentes no Brasil. Trata-se, portanto, de uma Pedagogia que se antepõe à hegemonia de grupos sociais, cujo compromisso com a classe trabalhadora, propicia a construção de uma nova organização da educação, uma educação emancipadora, ou seja, uma nova educação para um novo modelo de sociedade.
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