CURSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA Educação inclusiva aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.
O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Com a LBD (Lei e diretrizes de base da educação) Lei Federal nº 9.394/1996, as políticas educacionais atuais têm como princípio a inclusão de crianças no ensino regular. O processo de inclusão gera uma exigência da transformação da escola, pois acarreta na inserção no ensino regular de alunos que fazem parte do grupo de educandos atendidos pela educação especial na perspectiva de educação inclusiva, cabendo às escolas se adaptarem às necessidades deles, desta forma inclusão acaba por exigir uma ruptura com o modelo tradicional de ensino. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
A Educação inclusiva favorece a diversidade à medida que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problema, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência à todas as crianças. A educação inclusiva deve ser um espaço para todos, e assim favorecendo a diversidade à todos, na medida que compreendemos que cada um tem sua especificidade em algum momento de sua aprendizagem. Portanto, para um ensino com equidade e qualidade, entende-se que as especificidades dos estudantes devem ser levadas em conta, de acordo com suas necessidades.
A inclusão perpassa pelas várias dimensões humanas, sociais e políticas, e vem gradualmente se expandindo na sociedade contemporânea, de forma a auxiliar no desenvolvimento das pessoas em geral de maneira e contribuir para a reestruturação de práticas e ações cada vez mais inclusivas e sem preconceitos.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_inclusiva)
INSCRIÇÕES:
https://www.horabrasil.com.br/2023/09/14/ifsuldeminas-10-mil-vagas-para-curso-ead-na-area-de-educacao-inclusiva/
CURSO
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNFAMENTAL: função e ferramentas
O curso apresentará exemplos de recursos variados para evidenciar aprendizagens, como as rubricas, a autoavaliação e outras atividades que podem ser realizadas ao longo das aulas e não apenas ao final de um ciclo.
Ainda terá acesso a propostas para elaborar avaliações diagnósticas, formativas e somativas que revelem os saberes dos alunos e ajudem a planejar e replanejar seu trabalho pedagógico. Conhecerá também estratégias que vão contribuir para o aprendizado da oralidade, da leitura e da escrita, bem como para a construção de conhecimentos matemáticos considerados essenciais nesse segmento.
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VÁRIOS TEMAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA
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