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O começo, o meio e o fim. Se quiser ter sucesso no mundo louco de hoje, você precisa mostrar sua personalidade, seu senso de humor e, acima de tudo, abrir seu coração. Eu não me furtaria a isso também: ANTONIO CARLOS MACEDO DOS SANTOS, licenciado em Educação Física, Pedagogia e especialista em Desenvolvimento Psicomotor, 66 anos, casado e feliz, alegre, otimista e pé no chão. Amo música, esportes, um bom livro, filmes, sou eclético nisso. Para saber mais sobre mim, navegue pelo meu blog, conheça minhas opiniões, paixões e descubra o que me inspira... e o que pode inspirar você também!

domingo, 20 de agosto de 2023

VAMOS ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA?

 


    A educação inclusiva busca o atendimento às pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais e múltiplas, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O atendimento para cada aluno individualizado, de acordo com suas condições, buscando a igualdade de possibilidades e oportunidades no âmbito da educação.

    A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência estabelece que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados no sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. Com isso pretende-se que cada aluno consiga o máximo em desenvolvimento de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas necessidades de aprendizagem.

    A educação inclusiva, portanto, tem como objetivo adaptar os processos educativos, de forma a favorecer o acesso e permanência no ensino regular para pessoas com deficiência. Para tanto, a educação inclusiva prevê uma adaptação do sistema educacional que já existe para essa garantia.


MAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    A educação inclusiva é o ramo da educação que atende as pessoas com alguma deficiência. Ela ocorre tanto nas instituições de ensino regulares quanto em ambientes especializados. De acordo com o art. 58 da Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9394 de 20 de dezembro de 1996, também são considerados público-alvo dessas escolas crianças com transtornos globais de desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação.

    A educação inclusiva, portanto, é estruturada para atender os alunos com determinadas necessidades especiais. O sistema regular de ensino, para tanto, tem a obrigatoriedade de se adaptar, promovendo as transformações necessárias para atender esses alunos de forma inclusiva, garantindo sua adaptação e permanência.

    Dentre os profissionais que atuam na educação inclusiva estão:

          · educador físico;

          · fisioterapeuta;

          · fonoaudiólogo;

          · neuropsicopedagogo;

          · pedagogo;

          · psicólogo;

          · psicopedagogo;

          · professor de apoio pedagógico;

          · terapeuta ocupacional, dentre outros.

    O que difere os objetivos da educação inclusiva e o ensino regular é o atendimento, que passa a ser de acordo com as diferenças individuais do aluno. Porém, é necessário, antes de tudo, tornar reais os requisitos para que a escola seja verdadeiramente inclusiva.

Fontes:

ANDRADE, S. Saiba o que é educação especial e como sua escola pode começar a aplicá-la. Disponível em: < https://educacao.imaginie.com.br/Educação-especial/. Portal Imaginie Educação, 2021. Acesso em: 20 Ago.2023.

Educação inclusiva: importância, princípios e desafios. Disponível em: https://www.totys.com/
blog/instituicao-de-ensino/educacao-inclusiva. Acesso em: 20 Ago.2023.


    Abaixo algumas sugestões que podem ser utilizadas em sala de aula para entender e trabalharmos a inclusão.








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