(Fonte: soescola.com)
Parecer Descritivo do Aluno: o que o professor precisa saber.
Ao final de cada período letivo, os professores se
defrontam com relatórios de alunos. Eis o problema; vários e vários pareceres cuja
singularidade de anotações os diferenciam. Como fazer isso?
O Parecer Descritivo do Aluno, segundo Hoffmann (2000), significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno.
O registro constante permite uma observação mais fundamentada sobre
os avanços dos alunos, revelando a trajetória da
aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta aprender), estabelecendo
pontos de chegada para cada período de avaliação.
Parecer Descritivo
do Aluno
Antes de mais nada,
vamos lembrar que:
- Cada
aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõem alunos iguais;
- O
parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página
de habilidades. Portanto, não transcreva-as;
- Precisamos
ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os
campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe
de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
- Lembre-se
que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do
histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões
pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
- Principalmente
para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
Desafios do
professor ao fazer o Parecer Descritivo
- Prestar
atenção em todos os alunos e em cada aluno;
- Reunir
o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto
individual quanto nas suas relações com o meio;
- Considerar
os instrumentos de avaliação;
- Priorizar
as produções;
- Explicitar
o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e
psicomotores;
- Priorizar
os aspectos cognitivos e comportamentais;
- Vincular
o parecer à proposta pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de
trabalho;
- Indicar
estratégias para a superação das dificuldades;
- Apontar
à participação, a interação, a colaboração;
- Refletir
profundamente sobre a ação educativa;
- Despir-se
de concepções sócio afetivas e emocionais sem desumanizar-se.
Atenção para os pontos
- Registros
de avaliação exigem exercício do professor:
- de
prestar atenção nas manifestações dos alunos (orais e escritas);
- de
descrever e refletir teoricamente sobre tais manifestações;
- de
partir para ações ou encaminhamentos ao invés de permanecer nas
constatações.
O que o professor
não deve fazer no Parecer Descritivo do Aluno
- Listar
apenas algumas habilidades aleatoriamente sem uma conexão;
- Enfatizar
apenas as habilidades que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas
vezes, que o “problema” é irreversível.
1 – “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”, etc…
SUGESTÃO: Substituir por “ainda não conhece” ou “precisa desenvolver” ou
“será necessário trabalhar”
O que o professor
deve fazer no Parecer Descritivo do Aluno?
- Abordar
questões COGNITIVAS que revelam a observação ou compreensão do aluno em
seus estágios de desenvolvimento;
- Analisar
as possibilidades do aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade
ainda não adquirida;
- Descrever
o desenvolvimento próprio de cada criança destacando seus avanços e
conquistas;
- Expor
as necessidades e intervenções a serem feitas durante o processo de
ensino-aprendizagem.
Parecer Descritivo
do Aluno: O que é preciso saber?
- Que
habilidades e conhecimentos foram trabalhados com o aluno?
- Quais
os avanços que o mesmo vem demonstrando nestas áreas?
- Apresenta
alguma área a ser melhor desenvolvida?
- Que
sugestões você oferece neste sentido?
- Atividade?
Jogos? Leituras? Que trabalhos você vem realizando junto aos alunos?
- Como
o aluno se refere ao seu desenvolvimento neste período?
Redigindo o Parecer
Descritivo do Aluno:
- Levar
em conta os destinatários;
- Utilizar
linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Considerar
o caráter oficial do documento;
- Observar
ortografia, concordância e formatação;
- Nomear
os pareces;
- Evitar
palavras diminutivas;
- Utilizar
verbos e expressões que indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada,
clara, simples, precisa e adequada ao público;
- Evitar
contradições;
- Evitar
comparações;
- Ser
coerente.
Como iniciar um Parecer Descritivo do Aluno
- “Percebe-se
o progresso de… durante este trimestre em…”
- “Com
base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o
aluno…”
- “Observando
o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…”
- “Com
base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna…
identifica…”
Escrevendo sobre o desenvolvi-mento
cognitivo
- “Demonstra
um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.”
- “Lê
com fluência diferentes textos, fazendo conexões com a realidade.”
- “Lê
e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”
- “Escreve,
ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.”
Escrevendo sobre a
participa- ção/convívio social
- “Demonstra
respeito pelos colegas e professores”;
- “Colabora
nas atividades coletivas, atuando em grupo”;
- “Aceita
sugestões da professora e dos colegas”;
- “Contribui
para a integração e o crescimento do grupo”.
Ponto para reflexão
“O parecer é, sobretudo a imagem de um trabalho. Ao relatarmos um
processo efetivamente vivido, naturalmente encontraremos as representações que
lhe dêem verdadeiro sentido”. (Jussara Hoffmann, 1998.).
(Fonte: educacaoetransformacao.com.br)
Quer se aprofundar mais?
Consulte: https://www.youtube.com/watch?v=zlOuvdFjad8
https://www.youtube.com/watch?v=qOhEeSJ_dTA
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