Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a língua
estrangeira, no caso o Inglês, se desenvolve com a aprendizagem da pronúncia de
novas palavras. Nesse período, os alunos estão em processo de alfabetização e,
portanto, não há o compromisso da utilização de frases complexas ou longas,
grandes textos ou diálogos esmerados na língua inglesa.
Sendo assim, uma estratégia simples e eficaz para a apreensão de novas palavras é a utilização de músicas infantis, jogos ou brincadeiras com cunho pedagógico que aproximem o aprendizado à vida cotidiana dos alunos.
O uso da língua materna é primordial na escola de ensino regular, pois ela vai ser o ponto de partida para o aprendizado da língua estrangeira. Os estímulos visuais, auditivos e sinestésicos auxiliam significativamente o processo de aprendizagem ao introduzimos os conteúdos. Outro ponto a se considerar é a adaptação de conteúdos das disciplinas das Áreas de Linguagem, Matemática, Ciências e Ensino Religioso com a disciplina de Língua Inglesa e, dessa forma, promover dentro desse conjunto de orientações uma integração maior dos conhecimentos para o aluno.
Nessa perspectiva, a exploração dos espaços diferentes também é outra proposta interessante para trazer ludicidade ao aprendizado do Inglês, sempre com o objetivo de fazer com que a criança se adapte gradativamente aos novos vocabulários, de maneira prazerosa e divertida nessa fase de formação cognitiva e novas adaptações sociais.
Partindo por esse caminho, vou apresentar algumas atividades de alfabetização (alphabetization) e interpretação de texto (text interpretation) simples e voltadas para nossos alunos das séries iniciais. Espero que aproveitem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário