Quem sou eu

Minha foto
O começo, o meio e o fim. Se quiser ter sucesso no mundo louco de hoje, você precisa mostrar sua personalidade, seu senso de humor e, acima de tudo, abrir seu coração. Eu não me furtaria a isso também: ANTONIO CARLOS MACEDO DOS SANTOS, licenciado em Educação Física, Pedagogia e especialista em Desenvolvimento Psicomotor, 66 anos, casado e feliz, alegre, otimista e pé no chão. Amo música, esportes, um bom livro, filmes, sou eclético nisso. Para saber mais sobre mim, navegue pelo meu blog, conheça minhas opiniões, paixões e descubra o que me inspira... e o que pode inspirar você também!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

LET'S LEARN

 

     Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a língua estrangeira, no caso o Inglês, se desenvolve com a aprendizagem da pronúncia de novas palavras. Nesse período, os alunos estão em processo de alfabetização e, portanto, não há o compromisso da utilização de frases complexas ou longas, grandes textos ou diálogos esmerados na língua inglesa.

     Sendo assim, uma estratégia simples e eficaz para a apreensão de novas palavras é a utilização de músicas infantis, jogos ou brincadeiras  com cunho pedagógico que aproximem o aprendizado à vida cotidiana dos alunos.

     O uso da língua materna é primordial na escola de ensino regular, pois ela vai ser o ponto de partida para o aprendizado da língua estrangeira. Os estímulos visuais, auditivos e sinestésicos auxiliam significativamente o processo de aprendizagem ao introduzimos os conteúdos. Outro ponto a se considerar é a adaptação de conteúdos das disciplinas das Áreas de Linguagem, Matemática, Ciências e Ensino Religioso com a disciplina de Língua Inglesa e, dessa forma, promover dentro desse conjunto de orientações uma integração maior dos conhecimentos para o aluno.

     Nessa perspectiva, a exploração dos espaços diferentes também é outra proposta interessante para trazer ludicidade ao aprendizado do Inglês, sempre com o objetivo de fazer com que a criança se adapte gradativamente aos novos vocabulários, de maneira prazerosa e divertida nessa fase de formação cognitiva e novas adaptações sociais.

     Partindo por esse caminho, vou apresentar algumas atividades de alfabetização (alphabetization) e interpretação de texto (text interpretation) simples e voltadas para nossos alunos das séries iniciais. Espero que aproveitem!










Nenhum comentário:

Postar um comentário