Antonieta de Barros, a primeira negra a assumir um mandato político no Brasil e foi quem criou o Dia do Professor. Ela era uma jornalista, professora e política brasileira e foi a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular, sendo deputada estadual em dois mandatos em Santa Catarina. Em sua segunda gestão parlamentar, criou a Lei Nº 145, em 12 de outubro de 1948, que instituiu o Dia do professor e o feriado escolar em 15 de outubro.
Ela se tornou pioneira e inspiração para o movimento negro, contribuindo para o parlamento, para a imprensa e o magistério, como ativista e defensora da emancipação feminina, de uma educação de qualidade para todos e pelo reconhecimento da cultura negra, em especial no sul do Brasil. Apesar de ter âmbito estadual, essa lei proposta por ela, foi a primeira que associou a data ao dia do professor. A partir de então a data tornou-se oficial nacionalmente como feriado escolar. O Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963 a referendo definindo que: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
No calendário paulista, a partir de 1947, com o lema: “Professor é profissão. Educador é missão”, Salomão Becker (1922-2006) foi o responsável pela inclusão do Dia dos Professores no calendário escolar do Estado de São Paulo. Ele foi um apaixonado pelo magistério e lecionou durante 49 anos nas escolas estaduais do município de São Paulo. A ideia de comemorar o dia dos professores surgiu numa conversa com outros três colegas, no Colégio Caetano de Campos, em São Paulo. Salomão mais três amigos, em 1963, tiveram a ideia de organizar um dia de parada para repor as energias e analisar os rumos do ensino no estado.
Salomão sugeriu que o encontro acontecesse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos se confraternizavam trazendo doces e salgados. Essa sugestão foi aceita pelos colegas e logo se espalhou-se por outras escolas paulistas, sendo seguida por outros estados brasileiros. No dia 14 de outubro de 1963, o Dia dos Professores foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682.
Dia Mundial dos Professores
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura – UNESCO oficializou o dia 5 de outubro, em 1994, como Dia Mundial dos Professores. Essa data foi escolhida para celebrar a aprovação da Recomendação da UNESCO e a OIT – Organização Internacional do Trabalho, do Estatuto dos Professores, ocorrida em Paris. Portanto, temos muito a comemorar, pois nossas conquistas foram frutos de muitas lutas e sacrifícios.Parabéns aos professores por todo esse “Brasilzão de meus Deus”.
(Fonte: https://oespecialista.com.br/a-professora-que-criou-o-dia-do-professor/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário